back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 22:52:41
Publicidade
Publicidade

Especialista tira dúvidas sobre cirurgia bariátrica durante a pandemia

Publicado em:

Notícias relacionadas

Divisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

Médicos já afirmaram que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a Covid-19, e isso fez com que a procura pela cirurgia bariátrica tenha aumentado. Porém, há muitas dúvidas sobre a realização do procedimento nesse período, como riscos de complicações, suspensão de cirurgias, entre outras, e o especialista do Centro Médico São Miguel, Thales Maia, ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

Segundo o médico, a procura pela bariátrica aumentou, pois as pessoas têm se conscientizado que a obesidade é uma doença e um grande fator de risco para a complicação da Covid-19. Thales afirma que a cirurgia bariátrica não fica suspensa nesse período, pelo contrário, mesmo estando no pico da pandemia, é indicado que seja realizado o procedimento, pois inclusive diminui o risco de complicação para pacientes que contraíram o vírus. Ou seja, a cirurgia bariátrica acaba sendo um fator de proteção para o paciente.

O especialista esclarece que a maioria dos pacientes sai do grupo de risco após realizar a cirurgia bariátrica. “Pessoas com comorbidades como hipertensão, IMC acima de 40, diabéticos, e pessoas com doenças pulmonares, por exemplo, acabam saindo desse grupo”, afirma.

Ao ser questionado se pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica nesse período correm um risco maior, devido ao pós-operatório, o especialista garante que que não, pois o efeito metabólico pós-cirúrgico acaba sendo um fator de proteção. “Quando o paciente é obeso, fica em um estado inflamatório crônico, que cessa após a cirurgia”, diz.

Porém, há alguns casos em que o médico pode indicar que o procedimento seja adiado. Entre eles, pacientes com suspeita de Covid-19, que possuam alguma comorbidade desregulada, e se não houver vaga de UTI, pois apesar de não utilizar o leito, trata-se de um procedimento de rotina.

Thales lembra que quem fez a cirurgia pode e deve tomar a vacina contra a Covid-19. “Não há nenhuma contraindicação, em relação a nenhuma das vacinas, por conta da cirurgia bariátrica, finaliza”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.