back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 19 dezembro 2025, 13:45:22
Publicidade
Publicidade

Alcântara transmite 1º lançamento comercial de foguete

Publicado em:

Repórter: Jack RID

Notícias relacionadas

Estados Unidos elevam alerta de segurança para viagens ao Brasil

O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o...

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Governo federal retira 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Família

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou...

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Inep libera notas do Enem nesta sexta. Veja como recuperar senha

Nesta sexta-feira (17), os quase 4 milhões de participantes...
Publicidade

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (19), a partir das 14h45, pelo canal da empresa sul-coreana Innospace, responsável pelo desenvolvimento do veículo espacial.

O disparo está previsto para 15h45 (horário de Brasília). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), que coordena a operação, a janela de lançamento permanece aberta até 22 de dezembro, caso seja necessário novo adiamento.

Este será o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro, marco histórico para o programa espacial nacional e para o uso comercial da base de Alcântara.

Adiamento por questão técnica
Inicialmente, o lançamento ocorreria na quarta-feira (17). No entanto, durante a fase final de checagem, a Innospace identificou uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu adiar a operação para substituir os componentes afetados.

Em nota, a Innospace informou que a mudança de cronograma não está relacionada a falhas estruturais do foguete ou das instalações de solo. A decisão, segundo a empresa, priorizou a segurança da operação, considerando também fatores climáticos.

Monitoramento rigoroso
De acordo com a FAB, nesta sexta-feira todos os sistemas serão novamente avaliados. Qualquer alteração pode resultar em novo adiamento. Entre os itens monitorados estão pressões dos tanques de combustível, sistemas de ignição, softwares embarcados e condições meteorológicas, como vento, chuva e descargas elétricas.

Esses fatores, segundo a própria Força Aérea, estão entre as principais causas de adiamentos de lançamentos espaciais em todo o mundo.

Mesmo após a decolagem, o foguete seguirá sob monitoramento contínuo. Caso seja detectado qualquer comportamento fora do previsto, o voo poderá ser interrompido de forma controlada.

“A segurança é a premissa máxima. Se houver qualquer risco antes do lançamento, a contagem é interrompida. E, se durante o voo ocorrer uma anomalia relevante, os protocolos permitem neutralizar o veículo de forma controlada”, afirmou o major engenheiro Robson Coelho de Oliveira, chefe da Divisão de Operações do CLA.

Veículo e missão
O Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa cerca de 20 toneladas. O foguete levará cargas à órbita baixa da Terra (LEO), a aproximadamente 300 quilômetros de altitude, com inclinação orbital de 40 graus.

Ao todo, oito cargas úteis estão acondicionadas na coifa do veículo: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

O lançamento reforça o potencial estratégico de Alcântara no mercado espacial global e coloca o Brasil, de forma concreta, no mapa das operações comerciais de lançamento.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.