back to top
24 C
Brasilia
quinta-feira, 25 junho 2026, 07:18
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeDistrito Federal registra menos mortes por dengue em 2020

Distrito Federal registra menos mortes por dengue em 2020

Publicado em

Cobertura relacionada

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Crédito rural pode mais que triplicar colheita de alho

Crédito rural pode elevar de 360 kg para 1,2 tonelada a colheita de alho de um casal no DF. Entenda como funcionam as linhas de apoio.

Agências do DF oferecem 610 vagas de emprego nesta terça

Agências oferecem 610 vagas no DF nesta terça, com salários de até R$ 3 mil. Veja os cargos em destaque e como participar das seleções.

Opera DF chega a 5 mil cirurgias e Hran recebe obras

Opera DF já realizou 5 mil cirurgias, enquanto o Hran recebe R$ 2,2 milhões em obras. Veja os avanços e o que ainda precisa ser medido.

PGR defende Mendonça como relator do caso Dark Horse

PGR defende que o caso Dark Horse fique com André Mendonça. Fachin decidirá a relatoria do pedido sobre o financiamento do filme. Entenda.
Publicidade

O esforço de órgãos governamentais, como a Secretaria de Saúde, e da população  resultou num número de óbitos por dengue no Distrito Federal, se comparado ao ano passado. Até o dia 7 de março, segundo boletim epidemiológico divulgado neste sábado (21), apenas uma morte foi registrada. No mesmo período de 2019, foram quatro óbitos.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, a redução se deve à disponibilização de salas de acolhimento nas regiões de saúde e às estruturas especiais montadas pelo Instituto de Saúde (IGESDF).

“O governo tem feito o diferencial no primeiro atendimento, identificando a gravidade da dengue e já oferecendo o tratamento adequado”, destacou.

Ele diz, ainda, que a meta da secretaria agora é reduzir os casos prováveis de dengue. “O último boletim trouxe pouco mais de nove mil casos. Acredito que com o reforço na equipe, com a contratação de mais 600 agentes de saúde, conseguiremos baixar esses números”, explica.

Divino Valero explica que o principal objetivo, agora, é reduzir a densidade populacional de mosquitos. “A maioria deles está dentro das casas das pessoas. Por isso, contamos com a ajuda da população e também com o trabalho das equipes de vigilância”, frisa o subsecretário.

Comparativo

A previsão do Ministério da Saúde é que durante os meses de março e abril haja aumento de casos de dengue em todo o país, como é habitual. No comparativo com estados vizinhos, o DF é o que possui o menor número de casos prováveis.

Goiás, por exemplo, registrou 24.367 casos e três óbitos. “Inclusive, muitos dos casos registrados no DF são de moradores da região do entorno. Por isso, temos tentado ajudar as cidades vizinhas ao DF, como Valparaíso, onde montamos uma tenda de acolhimento”, diz Divino Valero.

Em Minas Gerais, foram registrados 30.729 casos prováveis, com dois óbitos. No Mato Grosso do Sul, dentro da Região Centro Oeste, foram 12.131 casos e 11 mortes.

“Houve um grande investimento do Governo do Distrito Federal no combate à dengue, possibilitando detecção de focos. Adquirimos inseticidas e a vigilância é diária. Com os novos investimentos, nossa expectativa é que a partir do final de abril a gente consiga reduzir consideravelmente os casos”, conclui Divino Valero.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade