back to top
24 C
Brasilia
quinta-feira, 25 junho 2026, 03:19
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFComércio e restaurantes terão que liberar uso de banheiros para garis

Comércio e restaurantes terão que liberar uso de banheiros para garis

Publicado em

Reportagem:
CLDF

Cobertura relacionada

Nova lei no DF muda cálculo do ITBI

Uma nova lei promulgada no fim de 2025 alterou...

CLDF aprova empréstimo bilionário para socorrer BRB

Acordo de R$ 6,6 bilhões com FGC divide deputados...

Déficit de R$ 1,9 bi pressiona contas do GDF

Contas do GDF têm déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão no quadrimestre, mas governo promete superávit.

Alíquotas de IPVA e IPTU seguem congeladas no DF

Para tranquilizar o bolso do brasiliense neste final de...

Hanseníase ainda causa sequelas por falhas no diagnóstico

Audiência na Câmara do DF alerta que diagnóstico tardio da hanseníase ainda causa sequelas evitáveis e expõe falhas no atendimento.
Publicidade

O comércio, lanchonetes, restaurantes e órgãos públicos serão obrigados a liberar seus banheiros para uso de garis e profissionais do serviço de limpeza urbana. É o que prevê o projeto de lei nº 1.386/2020, do deputado Chico Vigilante (PT), aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (24), durante sessão extraordinária remota. O projeto foi aprovado em segundo turno e redação final e segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha.

Na votação em primeiro turno, ocorrida na sessão de terça-feira, o projeto foi intensamente debatido pelos distritais. A proposição obriga bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais em geral a disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias aos garis e demais trabalhadores do serviço de limpeza urbana. Uma emenda, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), incluída no texto original estende a exigência também aos órgãos da administração pública.

Os distritais aprovaram uma outra emenda ao texto original, detalhando as penalidades para os infratores e fixando multas progressivas. Segundo o texto aprovado, o descumprimento da obrigatoriedade sujeitará os infratores às seguintes penalidades:

I – advertência, quando da primeira autuação da infração.

II – multa no valor de R$ 300,00, a partir da segunda autuação.

III – multa, em dobro, a partir da terceira autuação.

IV – revogação do alvará de funcionamento, a partir da quarta autuação.

V – proibição de renovação do alvará de funcionamento até que haja demonstração de cumprimento da Lei.

O autor do projeto, deputado Chico Vigilante, concordou em reduzir o valor da multa, inicialmente previsto para R$ 500,00. “O mais lamentável é que em pleno século 21 tenhamos que discutir uma lei para garantir que um ser humano possa utilizar o banheiro”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.